Notícias

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DA LIGA ACADÊMICA DE ONCOLOGIA DE SANTARÉM (LAOS)

31 de Janeiro de 2018

Relatório da Liga Acadêmica de Oncologia de Santarém

  1. Atividades entre os ligantes:
    a)Estágios 1º semestre: houve estágios semanais no ambulatório de oncologia no Hospital Regional do Baixo Amazonas nos dias de segunda feira com a Dra. Kalysta Borges, Dra. Nayarah Castro e Dr. Marcos Fortes. Os ligantes seguiam uma tabela de estágio para rodarem com todos os professores.
    b)Estágio 2º semestre: Os estágios foram realizados no ambulatório de oncologia, de segunda a quinta com os professores Marcos Fortes, Kalysta Borges, Nayara Castro e Vivian Pontes semanalmente. Nos sábados a liga disponibilizava quinzenalmente estágios na enfermaria oncológica do hospital Regional. As atividades começaram no dia 8 de agosto e se encerraram no dia 1 de dezembro.
    c)Aulas fechadas: toda quarta-feira, no auditório do hospital regional, foram realizadas aulas, juntamente com a residência.
  2. Aulas abertas
    a)“Características e Aspectos Clínicos das Neoplasias parte 1” ministrada pelos acadêmicos Pedro Ribeiro e Edilson Filho no dia 11 de agosto.
    b)“Bases Moleculares do Câncer I” ministrada pelos acadêmicos Antônio Silveira e Gabriel Soares no dia 25 de agosto
    c)“Bases Moleculares do Câncer II e detecção precoce do câncer” ministrada pelos acadêmicos Cláudio Lisboa e Marcelo Sanches.
    d)“Exame físico das Mamas” ministrada pelos acadêmicos Edilson Filho e Antônio Silveira.
    e)“Câncer de Pulmão” Dr. Carlos Hummes realizada e divulgada pela LIGAP que contou com a presença obrigatória dos ligantes da LAOS. No dia 23 de novembro.
  3. Realização de eventos:
    a)Simpósio de atualização em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo no dia 11 de março (antiga diretoria não tem as fotos do evento).
    b)Simpósio de Neurointensivismo, em parceria com Hospital Beneficência Portuguesa no dia 18 de Março (antiga diretoria não tem as fotos do evento).
    c)IV Simpósio de Neuro oncologia, no dia 7 de outubro, em parceria com Hospital Beneficência Portuguesa.

  

 

  1. Produção Cientifica:

 a)avaliação dos fatores de riscos relacionados ao câncer de pulmão em uma cidade no interior da Amazônia” em fase de conclusão, orientado pela professora Dra. Vívian Pontes.

  1. Extensão
    a) No dia 31 de Maio, a Liga de Oncologia de Santarém realizou uma ação referente ao dia mundial sem tabaco, realizada na Orla da Cidade, em parceria com a Oncológica Tapajós. A ação teve como finalidade a educação em saúde e conscientização da população santarena sobre os fatores de risco associados ao câncer de pulmão, assim como a explicação sobre as consequências causadas pelo tabagismo ativo e passivo.

Médica responsável pela ação: Dra. Vivian Pontes.

Número de integrantes do projeto: 12 alunos.

 

 

Atividades do mês de Outubro de 2017
a) No dia 20 de Outubro, a Liga Acadêmica de Oncologia de Santarém participou da campanha UEPA nas Comunidades, organizada pela professora Simone Aguiar, em parceria com a Uromed e com a Oncológica Tapajós. A ação ocorreu na Orla da Cidade e contou com a participação de todos os curso do Campus. A liga também convidou a Dra. Vivian Pontes para fazer parte do evento.

Número de ligantes envolvidos: 6.

 

   c) No dia 27 de Outubro, a Liga Acadêmica de Oncologia de Santarém participou da campanha referente ao Outubro Rosa, na Orla da Cidade, em parceria com o laboratório Amazônia. A ação desenvolvida foi pautada na conscientização da população sobre os fatores de risco associados ao câncer de mama, assim como a importância de um rastreio precoce associado a identificação de anormalidades no autoexame.

Responsável pela ação: Dra. Nádia Vinagre.

Número de participantes envolvidos: 7.

Email: laosantarem@gmail.com

Instagram: @laosantarem

Facebook: www.facebook.com/laosantarem

 

Compartilhe: