Sobre o Cobralc

O COBRALC – Comitê Brasileiro das Ligas de Cancerologia, foi fundado no ano de 2012 durante o XIX CONCAN (Congresso de Cancerologia), e é uma entidade acadêmica, sem fins lucrativos, formada pela união das Ligas de Cancerologia do Brasil e de seus respectivos integrantes.

Atualmente contamos com mais de 50 ligas e com aproximadamente 1200 acadêmicos cadastrados, na condição de filiadas ao Comitê. Nossa diretoria acadêmica tem membros das 5 regiões do país. Contamos desde a fundação com a auxílio da SBC (Sociedade Brasileira da Cancerologia), nossa principal incentivadora, além do apoio da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica) e da SOBOPE (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica).

Nosso principal objetivo é ser um ponto de intersecção entre todas as Ligas acadêmicas de Cancerologia do Brasil, visando orientar os acadêmicos membros das Ligas participantes, quanto a realização de campanhas preventivas, projetos de extensão, e uma orientação e estímulo para a elaboração de produção científica. Além disso, a realização dos COLCs (Congressos das Ligas de Cancerologia, Campinas/2013, Vitória/2014, Brasília/2015, e RJ/2016) almeja a integração dos acadêmicos de todo o Brasil, permitindo uma troca de experiências e agregando conhecimento, trazendo atualizações sobre os temas mais importantes da Cancerologia.

Para aumentar ainda mais essa integração, realizamos programas de intercâmbios, onde os acadêmicos têm a oportunidade de ficar um tempo acompanhando o trabalho em um grande centro oncológico de outra universidade, como Hospital A.C Camargo, Oswaldo Cruz, Hospital São José, Oncológica Brasil dentre outras importantes referências do cenário oncológico brasileiro, permitindo a troca de experiências e conhecimentos.

Por ter uma estrutura nacional, nossas regionais estimulam a participação das Ligas nas mais diversas campanhas (Setembro dourado, outubro rosa, novembro azul, dezembro laranja), fornecendo a estrutura necessária para um efetivo desenvolvimento e cumprimento das propostas que são lançadas aos acadêmicos.

Desenvolvemos também o COBRALCNEWS, que é um informativo online que traz as mais recentes atualizações da cancerologia mundial, além de divulgar o trabalho realizado pelas Ligas cadastradas.

Somos o braço acadêmico da Sociedade Brasileira de Cancerologia, que é, desde a sua criação o maior apoiador desse projeto, sempre presente, conduzindo e orientando nossos Comitê em todas as decisões e campanhas desenvolvidas.